Frente fria traz temporais e ventania para a Região Sul e MS
Grau do alerta:
Perigo
MARCELO PINHEIRO
26/05/2025 às 19:15

2 min de leitura
Vigência do Alerta
26/05/2025 (19h:00) até 29/05/2025 (23h:00)
Instabilidades, associadas ao fluxo de ar quente e úmido, que já vem atuando no interior do Rio Grande do Sul serão reforçadas pela chegada de uma grande e intensa frente fria a partir desta terça-feira (27). Por isso, praticamente todo o estado fica sujeito à ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de raios e vento forte e há risco de temporais isolados, com rajadas de vento da ordem de 60 a 80 km/h até o final do dia. No sul e no oeste gaúchos a situação é de Perigo/Alerta para ocorrência de chuvas intensas e com grandes volumes acumulados, que podem variar de 50 a 100 mm até o final do dia. No oeste de Santa Catarina e do Paraná e no centro-sul e no oeste de Mato Grosso do Sul há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite e que, até o final do dia, podendo vir na forma de temporais localizados, com raios e vento forte.
Na quarta-feira (28) o grande sistema frontal, associado a um forte ciclone extratropical e acompanhado por uma forte massa de ar frio, de origem polar, avança mais sobre o centro-sul do Brasil e favorece a intensificação e expansão das instabilidades em todos os estados da Região Sul e em Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte, acompanhada de raios e vento fortes em todos estes estados, inclusive nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Campo Grande. O vento fica mais intenso ao longo do dia e, em média, são esperadas, rajadas da ordem de 60 a 80 km/h. No entanto, não se descartam rajadas ainda mais intensas que podem variar de 90 a 100 km/h no litoral gaúcho e sul catarinense e nas áreas de serra da Região Sul.
Na quinta, dia 29, a atuação do ciclone extratropical no oceano, entre a costa da R. Sul e do Uruguai ainda deve provocar pancadas de chuva moderadas a fortes no sul e no leste do RS. Venta forte ao longo do dia em toda a faixa centro-leste entre o RS e o PR, com rajadas da ordem de 50 a 70 km/h, porém com possibilidade de rajadas ainda mais intensas, chegando de 80 a 100 km/h no litoral gaúcho e na costa sul catarinense.
A Climatempo alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento ode córregos e rios, deslizamento de terra, queda de árvores/galhos e possíveis destelhamentos.